![]() |
| Martin Van Buren, o "Old Kinderhood". |
Uma das palavras mais faladas no mundo, ok, mas por que todos a falamos, o que a fez tão especial, e de onde ela veio?
A palavra OK é constituída por duas letras “0-K”, e é usada para referir que “está tudo bem/certo”. Essa palavra tem uma origem incerta, tendo se tornado comum a partir do século XIX nos EUA. Muito embora seja “incerta” sua origem, há nações que a reclamam, cada uma com suas devidas justificativas, escoceses, gregos, franceses e por ai vai.
Uma dessas justificativas interessantes é que a palavra teria surgido a partir do slogan presidencial do candidato Democrata às eleições americanas de 1840, Martin Van Buren que era mais conhecido como "'Old Kinderhook" - nome da terra onde nascera, no Estado de Nova Iorque. Seu partido e apoiantes fundaram o "OK Club", mas não conseguiram que Van Buren fosse reeleito Presidente.
![]() |
| Batalhão de enfermagem, Guerra Civil de 1861. |
Foi Guerra Civil Americana de 1861 que outra justificativa toma vida. A guerra na qual os Estados do Norte, que eram mais industrializados entraram em desacordo com os Estados do Sul, cuja economia era basicamente rural, e predominava a mão-de-obra escrava. Os Estados do Sul saíram da União, formando os Estados Confederados da América.
Cada batalhão de infantaria do Exército Federal (nortista) reportava diariamente e regularmente aos superiores o número de baixas que contabilizava em determinado momento: quantos mortos ou incapacitados por ferimento ou doença.Começava a lista com o número de mortos (em inglês, killed), expresso pelo número seguido da inicial K, por exemplo: 5k (five killed, ou seja, cinco mortos). Quando um batalhão não tinha sofrido baixas, reportava 0k (zero killed). Mas depressa se tornou vulgar informar coloquialmente o comandante do regimento que um determinado batalhão estava OK, trocando o zero pela letra O - ou seja, que a unidade militar não tinha sofrido perdas e estava operacional.
- Dentre as duas histórias, existem outras variantes para a origem da palavra OK :
1) A palavra índia "oke", da tribo Choctaw que significava "tudo está bem".
2) "Ok" seria uma forma incorrecta de abreviar a frase "All Correct" (Oll Korrect), que teria sido usada pela primeira vez pelo presidente americano Andrew Jackson.
3) Na década de trinta do século XIX o jornal Boston Morning Post tinha por hábito escrever iniciais e logo a seguir o seu significado. Por vezes, para introduzir uma nota de humor, escrevia mal esse significado. Numa dessas ocasiões escreveram "OK (All Correct)"...
4) Segundo a teoria de um catedrático equatoriano na época do telégrafo, o alfabeto Morse não era no início usado por todos os telegrafistas, mas um deles tinha um particular cuidado nas suas mensagens: o seu nome era Oscar Kevin: "O.K."
5) No começo do século, em Nova Iorque muitos emigrantes gregos trabalhavam no cais como estivadores. No seu trabalho de carga e descarga, quando davam um caixote como pronto para ser embarcado escreviam nele "Olá Kalá", "tudo bem", em grego...
6) Em irlandês, a expressão "Och Aye" significa "Oh, sim", lendo-se "Ock-Ai", resultaria assim em "OK".
7) O controlo de qualidade na fábrica de Henry Ford era da responsabilidade de um alemão de nome Otto Kaiser: O.K.
Gostou ? Então compartilhe o conhecimento !
Logo voltaremos com mais curiosidades e dicas , até a próxima pessoal.


0 comentários:
Postar um comentário